Suas fotos, sua imagem

O tutorial de fotografia de Artesanum

Programas de edição de imagem

Em fotografia de produto, especialmente de produto artesanal, é muito importante que a sua peça apareça na foto exactamente como ela é, e para além disso, que ressalte os pontos fortes do produto.

Para alcançar essa qualidade na apresentação, siga o nosso Passo a Passo. Chegamos então à parte final, a da edição de imagem: níveis de luminosidade, curvas e contraste.

Editar significa escolher, tratar, deixar pronto para publicar. Depois de fazer várias fotos do mesmo produto, escolha as 4 fotografias que melhor representam o seu artesanato. A primeira deverá ser uma foto geral, com todo o produto no enquadramento, de forma a que quem entra na sua montra, possa imediatamente identificar que tipo de produto se trata.  As 3 fotos seguintes servirão para mostrar detalhes, texturas, tudo o que considere importante mostrar ao comprador, para que este reúna o máximo de informação sobre o artesanato que vai comprar.

De seguida, apresentamos uma série de programas gratuitos que pode utilizar para dar o toque final à sua imagem. Estes programas foram criados para que o utilizador se divirta com as suas fotos, e é isso mesmo que aconselhamos. Mas tenha muito cuidado! A fotografia que coloca na sua loja deverá ser fiel à realidade. Um comprador desiludido não volta a entrar na loja!

Estivemos a experimentar vários programas para lhe poder dar uma ideia do que pode fazer com cada um deles. Escolha o que mais se adapta a si, e divirta-se a trabalhar na sua apresentação!

Pixlr  – A grande vantagem é que se trata de um editor online, não tem que descarregar nenhum programa para o usar. Apenas tem que ter a versão mais atualizada do Flash no seu navegador de Internet, e está pronto para começar a editar as suas fotos. Pixlr permite fazer todas estas ações: cortar, reduzir o tamanho, girar as imagens, alterar níveis de luminosidade, tom e contraste… e tudo isto em vários idiomas.

Picnik – Edição básica online de fotos, e não necessita registo. Faz correções automáticas às suas fotos, mas deixa-lhe sempre a opção de ser o próprio a fazer: recorte da imagem, redimensionar, níveis, brilho e contraste, saturação de cor e temperatura.

 

 

Paint.net  – É um editor mais simples, e tem uma série de plugins que podem ser baixados da internet para utilizar no programa. É muito intuitivo e para fazer retoques básicos, é perfeito! Pode ajustar os níveis, as curvas, recortar, reduzir o tamanho, reenquadrar… já não tem desculpas para não ter uma loja cheia de luz, cor, e clientes!

 

The Gimp – Tem todas as funções basicas do Photoshop, e vem com tutoriais sobre como usar.

 

 

 

Paint do windows – Para as funções mais básicas: permite girar, recortar e mudar o tamanho das fotos.




Subscrever a email feed

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube
 

Descarregar as fotos

Já realizou as suas fotos e vai passar à seguinte ...

Fotografar

Divirta-se nesta fase, tente captar o máximo de características do ...

A Máquina Fotográf

Há máquinas e máquinas. Umas muito simples, outras mais complexas. ...

Montagem do set

Escolha um local da sua casa ou do seu atelier ...

Materiais

Fazer boas fotos é muito fácil, e com alguns materiais ...

Como fotografar roup

As peças de roupa são sem sombra de dúvida, um ...

Programas de ediçã

Em fotografia de produto, especialmente de produto artesanal, é muito ...

Verde Esperança

Sendo que o verde é a cor da vida e ...

Descarregar as fotos

Já realizou as suas fotos e vai passar à seguinte ...

Nova ferramenta para

JPEgmini é uma ferramenta de otimização de imagens, que permite ...

Twitts

No public Twitter messages.